Sargento Valmir Kossmann, 56 anos, e a filha Gisele, de 22, fizeram vestibular juntos em 2015 e no último sábado participaram da mesma formatura em Administração na Feevale - Crédito: Douglas Costa Fotografia

Valmir José Rodrigues Kossmann, 56 anos, e a filha Gisele Kossmann, 22 anos, junto de seus familiares e amigos, viveram um momento muito especial no último sábado, dia 11. Pai e filha se formaram juntos no curso de Administração da Universidade Feevale, em cerimônia ocorrida em Novo Hamburgo. O fotógrafo Douglas Costa, que registrou em imagens o momento especial, fez uma postagem sobre a situação inédita em sua carreira. “O ano de 2020 começou com uma bela história de vida”, citou, sobre a formatura de pai e filha no mesmo curso e na mesma noite. “Seguiram juntos a caminhada da graduação e foram se ajudando, um com a sabedoria, outro com a juventude. Coisa linda de ver! Confesso que nunca vi um caso assim e fiquei muito feliz por viver esse momento”, completou, em sua página no facebook, junto com uma foto dos formandos.

Vestibular e formatura juntos

Valmir sempre recebeu o apoio de sua mãe, a professora Cenira Rodrigues Kossmann, e de seu pai José Carlos Kossmann, além de familiares, para poder estudar. No Ensino Médio já planejava em cursar um curso superior. Porém, as dificuldades sempre impediam de realizar esse sonho. Prestou concurso na Brigada Militar em 1986 e se formou policial militar. Em 2012 fez o curso técnico na Escola de Sargentos em Santa Maria, onde se formou em 2013. Trabalhou como PM por quatro anos em Montenegro, depois treze anos em Capela de Santana, nove em Pareci Novo e por último em Salvador do Sul e São José do Sul, aonde chegou a comandar o grupamento. O sargento Valmir foi para a reserva no final do ano de 2014. Durante sua trajetória na carreira militar nasceu à filha Gisele, que o pai e a mãe Luciane Paola Kossman ensinaram e auxiliaram sempre em tudo que ela precisava na vida. “Cresceu com muito amor, sendo dedicada, amorosa, muito querida, linda e estudiosa”, diz o orgulhoso pai.

Em 2014 Gisele se formou no Ensino Médio e já estava com os seus planos prontos para cursar a faculdade. O pai, em melhores condições, decidiu também prestar o vestibular junto com a filha na faculdade Feevale, ambos no curso de Administração. Desde 2015 deslocavam de carro todos os dias e conversavam sobre vários assuntos da vida de estudante e outros. “Na faculdade, todos os nossos colegas ficavam impressionados com o fato de o pai estar estudando junto com a filha. Diziam que nunca tinham visto ou ouvido falar de algo igual. Outros falavam pra nós que queriam muito ter tido esta mesma oportunidade de estudar junto com pai. Os professores ficaram muito orgulhosos de nós e nos falavam que tinham visto casos de mãe estudar junto com a filha ou irmãos estudarem juntos, mas pai e filha nunca tinham presenciado antes. Quando estudávamos em casa, e eu ou a filha tínhamos dúvida referente a alguma matéria, tínhamos a oportunidade de perguntar um para o outro uma explicação melhor daquela disciplina. Nós nos ajudemos muito ao longo do curso, com os temas, trabalhos e estudos para as provas. Por exemplo, quando eu não conseguia copiar algo no caderno na aula, era só consultar a filha e assim também vice-versa. Foi uma experiência que jamais vamos esquecer”, relata Valmir.

Formatura de pai e filha foi motivo de festa com familiares e amigos em Montenegro
– Reprodução/FN

O tempo passou e veio a tão sonhada formatura, com muitos convidados na cerimônia na Feevale e depois a recepção na festa de confraternização no clube do Comércio. “Foi linda a festa. Agradecemos a todos os nossos convidados que confraternizaram conosco nesse dia especial da formatura em Bacharel em Administração. A todos do Clube do Comércio, presidente Osmar e a esposa Valdirene, restaurante do Rudi e esposa Janete, a Ki trufas, Nath Nath, a sobrinha Andressa Closs pelos docinhos, ao estacionamento Lopes, a empresa de ônibus na pessoa do Adelar, a Vi Eventos e toda a sua equipe de colaboradores, aos garçons e segurança e na pessoa do Antônio do Clipe Som, a querida Laura que foi nossa cerimonialista e sua equipe, ao pessoal do salão de beleza do Beto e a equipe do Douglas Costa da filmagem e fotos. Vocês foram especiais para o sucesso da nossa festa”, agradeceu Valmir. “Foi muito emocionante”, resume Gisele.

A família reside em Capela de Santana. Gisele trabalhou inicialmente num estágio na Receita Estadual, em Montenegro, por dois anos. “Atualmente estou procurado uma oportunidade no mercado de trabalho”, diz. “Meus planos para esse ano são de conseguir um emprego para colocar em prática tudo que aprendi, retornar para o inglês e em um ano voltar para a vida acadêmica, fazendo outro curso de graduação em finanças e uma pós-graduação ou especialização. Isso vai depender da área que eu estiver atuando”, planeja Gisele. Já o pai Valmir pretende dar um espaço de tempo e depois continuar na jornada de estudos, buscando a excelência profissional e pessoal. “Agradecemos a Deus as vitórias e as conquistas alcançadas”, completam.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here