São Vendelino obteve a melhor colocação na região, além de 2º no Estado e 11º colocado no país - Crédito: Prefeitura

Os resultados divulgados através do CFA de Governança Municipal destacaram às gestões municipais de Bom Princípio e São Vendelino entre as melhores do Estado e do país.

Bom Princípio ficou no quarto lugar no Estado, pelo seu padrão de gestão, e, no país, dentre os municípios com menos de 20 mil habitantes, está em 43º. Já São Vendelino, no mesmo ranking está ainda melhor, figurando em 2º no Estado e 11º no Brasil.

O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados. Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras. E nestas ponderações do tripé Finanças, Gestão e Desempenho, Bom Princípio, obteve nota 8,0, sendo que o primeiro colocado no Brasil ficou com a média 8,75. O trabalho divulgado é bastante amplo, com detalhes sobre os setores e subsetores. Nos quesitos vulnerabilidade social, segurança e gastos legislativos, Bom Princípio atingiu a nota máxima. No caso de São Vendelino a nota obtida foi de 8,31, ficando acima de Bom Princípio, sua cidade mãe.

Segundo o secretário municipal da fazenda de Bom Princípio, Jacob Adelmo Baumgratz, os resultados são satisfatórios, e servirão como base para incrementar a gestão em setores que possam estar com os índices não tão elevados. O prefeito Fábio Persch, ao receber a informação de que Bom Princípio está em quarto lugar no Estado comemorou, e repassou os méritos aos servidores. Elogiou a equipe de servidores, destacando a eficiência e ressaltando que ajuda na administração de tal modo que, agora, em nível estadual e nacional, o município é reconhecido. O prefeito de São Vendelino, Evandro Schneider, ao saber da novidade, comemorou a evolução, afinal o município está em uma crescente. Tendo 2017 como ano base, a nota obtida foi de 7,65 e, agora, foi de 8,31, chegando ao segundo lugar no Estado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here