Encontro ocorreu na sexta-feira em alusão ao Dia Internacional da Mulher - Crédito: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Princípio

Uma grande mobilização de agricultoras aconteceu na última sexta-feira, 8 de março, em Bom Princípio, alusivo ao Dia Internacional da Mulher. O Encontrão Regional de Mulheres teve a participação de mais de 500 pessoas de vários municípios que se concentraram junto a RS 122 e depois foram em caminhada até a Sociedade Bom Progresso, em Santa Teresinha, onde ocorreram várias atividades. Muitas estavam de sombrinha devido ao tempo instável. Vários homens, inclusive o prefeito Fábio Persch e o deputado Elton Weber, participaram da mobilização.

A mobilização, organizada pela Regional do Vale do Caí da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), foi não só em homenagem as mulheres, mas também pela luta para a garantia de direitos femininos. Uma das principais preocupações é com relação ao projeto de aumento da idade mínima para aposentadoria, de 55 para 60 anos. Já na Sociedade Bom Progresso ocorreram palestras e baile, além de homenagem a Maria helena Baumgarten, uma das líderes do movimento sindical que faleceu em outubro do ano passado. Ela foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Feliz e diretora da Fetag.

Encontrão na Feliz

No sábado, outro evento em alusão ao Dia da Mulher aconteceu na Feliz, reunindo também mulheres de Vale Real, Alto Feliz e Linha Nova. O Encontrão lotou as dependências do salão da Comunidade Católica de Feliz, numa realização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater e Prefeituras. A programação contou com atividades de integração e almoço, além de palestra e momento ecumênico.

Deixe seu comentário