José Felipe Ledur lança livro em português e alemão

Lançamento do livro "Lembranças de Eufrásio", do escritor de Bom Princípio, ocorre de forma virtual nesta sexta-feira - Divulgação/FN

O escritor bom-principiense José Felipe Ledur vai lançar nesta sexta-feira, dia 30 de julho, o livro Lembranças de Eufrásio, pela Editora do Pampa.  Apresentado em versão bilíngue português/alemão, com tradução de Irma Hoffmann, o livro de 162 páginas é uma homenagem do autor ao idioma de seus ancestrais. Nascido em Bom Princípio, Ledur mergulha na sua infância e na sua adolescência para recriar fatos, personagens, ambientes, ações, através do protagonista Eufrásio.

Livro é uma homenagem do autor ao idioma de seus ancestrais
– Divulgação/FN

No prefácio, o escritor Alcy Cheuiche observa a contribuição do autor: “Lembranças de Eufrásio é uma obra rara na literatura brasileira. São poucas as coletâneas de contos dedicadas aos descendentes dos imigrantes alemães que aqui chegaram a partir de 1824. Assim, quando nos narra o nascimento do personagem principal do livro, no conto Um parto no milharal (porque as mães trabalhavam na lavoura até o último momento), soa maravilhosa a frase dita pelo pai do menino: Este é o Eufrásio, o irmãozinho que a cegonha deixou com a mãe lá no outro lado do arroio.”

A partir desse conto, através da vida passada e presente de Eufrásio, o escritor nos transporta para a intimidade da sua casa, da sua aldeia, das dificuldades da família e dos vizinhos para sobreviverem em condições adversas.

O lançamento virtual acontece no dia nesta sexta-feira, às 18 horas, no YouTube da Editora do Pampa. O autor José Felipe Ledur, o editor Daniel Miranda, o escritor e professor Alcy Cheuiche e a tradutora Irma Hoffmann participam de um debate sobre a obra. O título pode ser adquirido no site http://editoradopampa.com.br/

Meu personagem Eufrásio

Meu personagem vive em casa centenária herdada de seus pais, descendentes de antigos colonos do interior do Estado do Rio Grande do Sul. O local ainda hoje é ermo, conhecido como Refúgio das Aves. Situa-se a alguns quilômetros do centro de antigo vilarejo, atualmente com população superior a de muitos municípios.
Eufrásio é pessoa ativa, apesar de ser considerado idoso de acordo com a lei. E é um atento observador. Conhece como ninguém os minifúndios das redondezas, hoje tomados por florestas, já que os filhos dos colonos, em sua maioria, foram trabalhar em fábricas da região ou na construção civil. Por ali há animais e aves silvestres, muitas delas vindas de outras regiões do país.

Entre os amigos, Eufrásio sente-se à vontade para contar muitas histórias, tanto de suas aventuras em viagens pelo país como a respeito de antigos e atuais moradores do vilarejo…

José Felipe Ledur é natural de Bom Princípio
– Divulgação/FN

José Felipe Ledur

Natural de Bom Princípio, exerceu cargos de servidor público, juiz e desembargador na Justiça do Trabalho no período de 1980 a 2017. Mestre em Direito Público e Doutor em Direito do Estado. Livros publicados: A realização do direito ao trabalho e Direitos Fundamentais Sociais – efetivação no âmbito da democracia participativa. É vice-editor da Revista Científica da Escola Judicial do TRT4. Participou da coletânea de contos A Arte da Palavra (AGE, 2019).

Lançamento do livro Lembranças de Eufrásio, de José Felipe Ledur

Dia 30 de Julho, sexta-feira, às 18 horas

No YouTube da Editora do Pampa – link do evento  https://www.youtube.com/watch?v=hiMhUzVxzTg

O autor José Felipe Ledur, o editor Daniel Miranda, o escritor e professor Alcy Cheuiche e a tradutora Irma Hoffmann debatem sobre a obra.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

4 × 5 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página