Dez primeiras cirurgias de catarata, contratadas pela Prefeitura, estão sendo realizadas hoje no Hospital São Pedro Canísio - Crédito: Prefeitura

Desde as 6h30 da manhã desta terça-feira, o Hospital São Pedro Canísio está movimentado além do normal. Isso porque foram realizadas hoje as primeiras cirurgias de catarata no hospital. No total, estão agendadas para esta terça-feira cirurgias em dez pacientes. As cirurgias de catarata estão sendo realizadas pela equipe do médico oftalmologista Flavio Braga da Silva, da clínica Sistema Integrada de Oftalmolologia, que atende no hospital por meio de uma parceria. As cirurgias podem ser contratadas particular, por convênio, ou também podem ser feitas via SUS ou Município, que foi o caso das realizadas hoje em Bom Princípio. Todas foram em pacientes da fila de espera da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e pagas com recursos das emendas impositivas do Legislativo referentes ao ano passado.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Bom Princípio contratou 42 cirurgias de catarata para serem feitas no hospital, das quais dez foram agendadas para esta terça-feira.

Vera Müller e Iraci Maria Henz aguardavam ansiosas pela cirurgia
– Crédito: Prefeitura

As bom-principienses Vera Müller, e Iraci Maria Henz, ambas de 60 anos, são duas das pacientes agendadas para a manhã de hoje. Elas aguardavam ansiosas pelo procedimento, informando que já esperavam cerca de três anos pela oportunidade e ficaram ainda mais felizes por poderem realizar a cirurgia no próprio município, sem precisar se deslocar para centros maiores.

 

José Jacó Steffen e Erno Onório Schlindwein não viam a hora de enxergar melhor
– Crédito: Prefeitura

Na outra sala de espera, os amigos José Jacó Steffen, de 72 anos, e Erno Onório Schlindwein, 77 anos, também aguardavam sua vez de voltar a enxergar com mais nitidez em pelo menos um olho.

A secretária da saúde Lilian Juchem explica que pelo SUS o número de cotas para este tipo de cirurgia é muito pequeno, e que por isso o Município contratou mais procedimentos. Ela ressalta que foi firmado um acordo com os vereadores, que destinaram o valor das emendas impositivas referente ao ano passado para a Saúde. Desta forma, está sendo possível atender a esta e também outras demandas da comunidade. Cada emenda impositiva é de R$ 37.715,00, e que nesta etapa estão sendo utilizadas as verbas de três vereadores – João Augusto Rodrigues da Silva, Gilmar Haas e Luizinho Liell. Só assim os pacientes não precisarão esperar mais tempo na fila. Lilian acrescenta que poderão ser contratadas mais cirurgias em breve.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here