Em novembro do ano passado abriu uma cratera na pista e desde então o trecho está interditado  Crédito: Alex Steffen/Prefeitura

Desde novembro está interrompido o traçado antigo da RS 122, no principal acesso para Bom Princípio. O asfalto cedeu no trecho entre a entrada da Rua Irmão Weibert e o acesso à UPA. Isso tem causado grandes transtornos, já que os motoristas têm que passar por dentro da cidade, inclusive caminhões e ônibus. E prejudica também o acesso para Tupandi.

O prefeito Fábio Persch, mesmo em férias, vinha insistindo com o Daer, responsável pelo trecho, para que o problema fosse solucionado, com o conserto da drenagem pluvial que entrou em colapso por falta de manutenção. E no início desta semana foi anunciado que o Governo do Estado providenciou o empenho do valor para custear o conserto. O Daer comunicou ao prefeito Fábio Persch, que emitiu a Ordem de Serviço para a empresa Encopav fazer a recuperação da rodovia.

Em dezembro de 2019 o DAER repassou parte do antigo traçado para o município, que compreende o trecho da Avenida dos Canários (acesso para UPA) até ao Posto Alles. Ficando de domínio do DAER o trecho que será recuperado, para após repassar para o Município.

O Superintendente do DAER de Esteio, Ernesto Luiz Vasconcellos Eichler, que responde por esse trecho, entrou em contato com o prefeito Fábio para comunicar que a empresa está se organizando para iniciar os trabalhos da recuperação. Fábio Persch foi notificado do empenho no dia 18, de modo que agora espera-se o início das obras por parte da empresa.  “Estamos na expectativa de que a Encopav atenda o apelo do DAER e dos moradores que são tão prejudicados pela interrupção”, citou o prefeito.

Raul Welter, do setor de engenharia da prefeitura, reforça que a área em questão não pertence ao município, mas ao DAER. “Ainda que não seja nossa a área, nós da administração estamos preocupados em atender ao povo que é muito prejudicado”, destacou.

“Conversamos, novamente, como os diretores do Daer e percebemos o avanço nas tratativas. Estamos nos esforçando ao máximo para solucionar esse grande problema. Mesmo que não dependa de nós, temos responsabilidade com o nosso povo”, ressaltou o prefeito em exercício Joãozinho Weschenfelder.

De acordo com informações da superintendência do Daer as obras devem ultrapassar R$ 400 mil. “Só saberemos os custos exatos quando abrirmos (a estrada). A Secretaria de Transportes do Estado vai fazer a execução da obra”, destacou Ernesto Eichler.

Buraco abriu na pista do trecho que ainda é de responsabilidade do Daer
– Crédito: Bombeiros de Bom Princípio

Quando do ocorrido o município fez a sinalização e promoveu a interrupção do trecho, fazendo rotas alternativas, evitando que maiores problemas fossem acontecer. Mesmo assim chegou a ocorrer acidente, inclusive com queda de motociclista na cratera. Agora está nas mãos do DAER e da empresa a realização da obra.

A Prefeitura de Bom Princípio também aguarda a recuperação e municipalização deste último trecho para colocar em execução a revitalização do traçado antigo da RS 122, que será transformado em avenida. Pelo projeto, a Avenida Emancipação ganhará iluminação, ciclovia e até mirante, entre outras melhorias.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here