CPI teve a oitava reunião nesta terça-feira - Crédito: Câmara de Vereadores

A CPI instalada na Câmara de Vereadores de Bom Princípio, referente ao contrato de gestão entre município e Hospital São Pedro Canísio, teve sua oitava reunião nesta terça-feira pela manhã, dia 15 de março.

Foi acertado que no dia 29 de março a comissão parlamentar ouvirá os depoimentos do ex-secretário da Administração e Fazenda, Jacob Adelmo Baumgratz, e da servidora Viviane Wiltgen Ost, que é do Controle Interno. Hoje foi a vez de ouvir o contador Darlei Schaurich que respondeu aos questionamentos dos vereadores. Ele informou que no ano passado o município investiu R$ 16,5 milhões na área da saúde, dos quais 12 milhões foram repassados ao hospital. Explicou como é feito o trabalho de contabilidade, incluindo destinações e registros.

A comissão, integrada pelos vereadores Fábio Juwer (presidente), Renato Krewer (secretário) e Nestor Henz (substituindo a vereadora licenciada Beatriz Bohn), tratou também de abrir um portal para que a comunidade preste informações.

As mesmas informações não podem ser feitas de maneira anônima, sendo necessário se identificar, no Portal da Câmara (site), no endereço: https://www.bomprincipio.rs.leg.br/ouvidoria

A CPI volta a se reunir na próxima terça-feira, dia 22 de março, de forma interna de estudo, sem transmissão pelo facebook, tendo o acompanhamento jurídico do advogado Júlio César Eglior. O advogado também falou hoje sobre as reuniões internas ocorridas em fevereiro e na última terça-feira. Na ocasião, foram analisados documentos solicitados pela comissão. Conforme Júlio César Eglior, foi debatido sobre o contrato de gestão firmado entre município e hospital, bem como as prestações de contas. Citou que algumas questões geraram dúvidas e devem ser esclarecidas através dos depoimentos, entre elas quanto a aplicação de valores recebidos e retorno. Destacou que está sendo solicitada uma auditoria por parte do Estado, na contas do hospital, para ter uma maior transparência.

A próxima Sessão aberta da CPI será dia 29 de março, às 9h da manhã, no Plenário da Câmara de Vereadores de Bom Princípio, com a tomada de novos depoimentos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here