Fotos aéreas mostram que a entrada de Bom Princípio está mais bonita com a revitalização, mas algumas pessoas reclamam que o trânsito está confuso - Crédito: Jhoni Paludo

A revitalização do antigo traçado da RS 122, que após a municipalização passou a ser chamada de Avenida Emancipação, deixou a entrada de Bom Princípio bem mais atraente. Entretanto, muitas pessoas têm reclamado das mudanças no trânsito. As queixas ocorrem pelas ruas e nas redes sociais, com críticas de que o tráfego de veículos ficou mais confuso. Por outro lado, também tem quem elogie as obras, que deixaram o acesso mais bonito. A Prefeitura entende que com o tempo as pessoas irão se habituar e ressalta que melhorias como calçadão para caminhada, ciclovia, ajardinamento e as largas pistas de rodagem geram mais segurança, acessibilidade e mobilidade urbana. Além disso, a Administração Municipal frisa que a obra terá continuidade, passando a oferecer mais espaço para os veículos, pedestres e ciclistas.

Obra de revitalização do antigo traçado da RS 122, que foi municipalizado, ainda terá mais duas etapas
– Crédito: Jhoni Paludo

Pelo menos mais duas etapas ainda estão previstas. A área norte da revitalização, que vai até o trevo de acesso perto da Iupi Letreiros, ainda depende de licitação. E após será a vez do trecho sul, em direção a Bebidas Werner. As obras devem ocorrer de maneira gradual. Na frente do Morangão deve ser feita uma travessia elevada, obrigando os motoristas a reduzirem a velocidade para aumentar a segurança dos pedestres. A Prefeitura informa ainda que ocorre a análise das mudanças e possíveis ajustes através da avaliação do Comitê de Trânsito, formado por autoridades policiais e do setor de engenharia.

Para o comandante da Brigada Militar em Bom Princípio, tenente Gustavo Cenci, que integra o Comitê de Trânsito recentemente criado, o qual já realizou duas reuniões, as mudanças continuam sob análise. Ele diz que o município foi orientado inicialmente com relação à sinalização horizontal e vertical, o que estava causando certa confusão. Diz que os motoristas devem observar bem a sinalização. Acredita que as pessoas ainda vão se acostumar, principalmente com a mão-única na Rua Celestino Wolkweiss, que passa na frente da Brigada, sendo permitido o trânsito somente no sentido Morangão em direção à Carrocerias Luft. Com a mudança, quem precisa subir pela Rua Pio XII, em direção à Prefeitura, terá que fazer o trajeto pela Rua Jacob Schommer. Já quem transitar pela travessa Anselmo Winter pode apenas descer a Celestino Volkweiss, não podendo ir em direção à Brigada. Outra alteração é que não pode descer pela Rua Afonso Jorge Ledur em direção à Madeireira Schneider, já que a via agora apenas sobe em direção à rotatória.

O tenente Gustavo ressalta que num primeiro momento a Brigada vai apenas orientar os motoristas para que obedeça a sinalização. A idéia é realizar um papel educacional, até as pessoas se acostumarem. E pede a colaboração da população. Entende que as vias estão bem sinalizadas e que os motoristas devem trafegar no sentido correto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here