Vacinação ocorre a partir de segunda-feira, mas agendamento já está ocorrendo - Crédito: Prefeitura

A partir de segunda-feira, dia 17 de maio, todas as pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos já poderão receber sua primeira dose da vacina contra o coronavirus em Bom Princípio. O agendamento destes pacientes pode ser feito a partir de hoje, sexta-feira, mas somente pelos telefones da UBS da sede – 3634-8160 ou 998239714. A vacinação do grupo de comorbidades segue sendo feita exclusivamente no Centro, junto à Academia de Saúde.

A vacinação obedece às orientações do Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização, e as pessoas devem preencher os requisitos estabelecidos, apresentar CPF, carteirinha de vacinação e prescrição ou exame médico que comprove a comorbidade.

Podem receber a vacina:

– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir dos 18 anos.

– Pessoas com Síndrome de Down. Estes não precisam apresentar laudo comprobatório.

– Com Diabetes melitus.

– Pessoas com pneumopatias crônicas graves.

– Pacientes com hipertensão arterial, mas somente aqueles que têm pressão arterial que fica acima das metas com o uso de 3 ou mais anti-hipertensivos.

– Hipertensos em estágio 3 ou 1 e 2, com lesão de órgão alvo.

– Doentes coronários ou cardiovasculares.

– Pessoas com doença cerebrovascular.

– Imunossuprimidos (indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV, pessoas recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias).

– Pacientes com anemia falciforme.

– Pessoas com obesidade mórbida, ou seja, índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 40.

– Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise).

* Gestantes e puérperas com comorbidades.

* No momento, só estão disponíveis na região as vacinas da Astrazeneca, que estão temporariamente suspensas para gestantes pela Anvisa.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here