Governador e prefeito assinaram financiamento do Badesul para asfaltamentos - Crédito: Alex Steffen/Prefeitura

Foi assinado nesta quarta-feira, dia 26, pelo governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini em Porto Alegre, o financiamento de R$ 4,5 milhões do Badesul para investimento em obras de pavimentação em Bom Princípio. Com mais a contrapartida do município, serão investidos um total de cerca de R$ 5,5 milhões. O prefeito Fabio Persch e o vice-prefeito João Guilherme Weschenfelder, que estavam presentes na cerimônia, informaram que serão asfaltados neste ano trechos nas localidades de Bom Fim Médio, Nova Colúmbia e Passo Salseiro. E foi anunciada ainda a pavimentação com PAV’s no loteamento Gauger e na localidade de Paraíso.

A obra no Passo Salseiro abrangerá uma metragem linear de 900 metros, passando diante de um grande número de residências, terminando nas proximidades da divisa com Harmonia. Já na Nova Colúmbia será feita continuidade da pavimentação na via principal da comunidade – a rua Hugo Afonso Engeroff. O asfaltamento da estrada, em direção a Barão, começará algumas centenas de metros depois da Capela de São Marcos (onde termina o trecho pavimentado atual) e seguirá por 1.415 metros, atendendo dezenas de famílias que moram no percurso. Isso facilitará também o acesso para a localidade de Linha Francesa Baixa, no vizinho município de Barão.

A maior das obras de pavimentação anunciada, com 1.908,65 metros, será na comunidade do Bom Fim Médio. Iniciando nas proximidades do viaduto sobre a RS 122, no centro da cidade, e indo de encontro a RS 452, encostando no calçamento já existente. A via corta a localidade fora a fora, ligando com o centro e ao Bom Fim Alto. Será uma via de extrema importância para o escoamento da produção, e também uma alternativa para quem vai do interior de Bom Princípio à Feliz, não precisando assim usar as movimentadas rodovias estaduais.

O prefeito Fábio Persch diz que, além das obras já executadas, como no Mambuí e na rua dos Gerânios, e as anunciadas, o objetivo é, se a condição financeira permitir, nos primeiros anos fazer asfaltamento ainda em outras localidades. Também foi anunciada a pavimentação de pelo menos, 900 metros, em PAV’s na localidade de Paraíso. Por ser uma área alagável, é feita a opção por calçamento, sendo mais fácil o escoamento das águas das chuvas em direção ao lençol freático, impedindo, assim, que aumente a quantidade de água que escorre ao Rio Caí. Este trecho, assim como outros que receberão PAV’s serão feitos com recursos próprios do município. As obras no Loteamento Gauger devem, também ser iniciadas em breve, já sendo realizadas as medições para o início da pavimentação comunitária, possivelmente, em duas etapas.

Fábio Persch diz que o financiamento do Badesul é parte do recurso a ser utilizado nas obras, pois serão usados também recursos próprios da prefeitura. O vice-prefeito Joãozinho lembra que com as pavimentações vai não só melhorar a qualidade de vida dos moradores, mas reduzirá os custos de manutenção das vias para a Prefeitura. O próximo passo será o processo licitatório para definir a empresa que executará os trabalhos, com a expectativa de que as pavimentações estejam prontas no segundo semestre deste ano.

O prefeito lembra ainda que dentro dos projetos futuros de Bom Princípio está a revitalização do antigo traçado da RS 122, agora Avenida da Emancipação, que deverá ter obras de melhorias em várias etapas, já que se trata de um trabalho de grande porte.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here