Atividade busca melhor exploração das potencialidades da região /Divulgação/FN

Com o propósito de estimular o empreendedorismo numa área onde o potencial da região é considerado promissor, vem sendo realizado o Curso de Turismo Rural. A ação é encabeçada pelos municípios de Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Brochier e Maratá, que integram o roteiro Caminho das Velhas Colônias, e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O curso teve início nesse ano e vem sendo realizado em módulos, o mais recente ocorrido entre os dias 6 e 8 de agosto, que teve como tema o planejamento e implantação de restaurantes e pousadas rurais. As orientações ocorreram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salvador do Sul, com a supervisão da professora Claudiana y Castro.

Em visitas técnicas, o grupo esteve no Hotel Candeeiro da Serra e conheceu a infraestrutura, processo de implantação de um hotel e teve ciência de que pousadas e hotéis são equipamentos do turismo, não o ponto em si. “Também sugerimos a nova modalidade que é o ‘cama e café’, onde o turista se hospeda na residência junto da família, e tem um quarto só para si com a oferta da alimentação na propriedade rural. Isso vincula a cultura rural e germânica, que é o que o visitante quer quando vem para a região”, destaca Claudiana.

O grupo também esteve no Pesque e Pague de Sadi Fries, em Linha Stein, onde saboreou o típico café da colônia. No último dia do curso, os participantes visitaram a antiga casa de Nelly Gauger, uma antiga propriedade em estilo enxaimel do município de Barão onde funciona um museu da memória rural. Conheceram, ainda, a vista panorâmica do Morro 29.

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro ocorrerá o 4º módulo do curso, que contará com 24 horas de aulas teóricas e visitas técnicas sobre a acolhida no meio rural, nos municípios de São Pedro da Serra, Maratá e Barão. O curso é gratuito.

Deixe seu comentário