Crédito: Divulgação/FN

A Cooperativa de Laticínios General Neto, de Barão, recebeu, na última sexta-feira, o certificado que formaliza a sua inclusão no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). O documento possibilita a comercialização de seus produtos, entre eles o queijo Duplex, em todo o Estado, com a possibilidade da inspeção sanitária ser feita pelo próprio Município e não mais pelo Governo do Estado.

O ato de entrega do certificado foi realizado de forma simbólica, com respeito ao distanciamento social necessário em razão da pandemia de Covid-19. Ele foi prestigiado por autoridades locais e dirigentes da cooperativa, que tem quase 75 anos de atuação.

“A principal mudança nesse contexto é o fato de que, agora, não se trata apenas de uma fiscalização, muitas vezes alheia à realidade da cooperativa. É uma fiscalização interessada em ver o empreendimento funcionando e avançando, pensando soluções para os desafios que surgem no dia a dia”, salientou o extensionista da Emater/RS-Ascar, Edmundo Oderich.

Atualmente, a Cooperativa General Neto conta com mais de 100 associados, com cerca de 40 entregando, diariamente, oito mil litros de leite que são processados pela entidade. “A inclusão no Susaf é um estímulo para que continuemos na atividade e para que pensemos em sua expansão”, destacou o gerente da unidade, Milton Neumeister.

Na ocasião, a General Neto também recebeu o documento que a inclui no Programa Estadual de Agricultura Familiar (Peaf).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here