Crédito: Reprodução/FN

A vacinação contra a influenza deverá ser liberada para a população em geral a partir da próxima segunda-feira, dia 3, conforme o Ministério da Saúde. As doses restantes do lote destinado ao público-alvo da campanha – gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com morbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade – poderão ser buscadas na rede de saúde pública.

A meta do governo era imunizar 90% das pessoas consideradas de grupos de risco. A campanha nacional teve início no dia 10 de abril.

No Vale do Caí, conforme dados apurados até a manhã do último dia 28, os melhores desempenhos no atendimento ao público-alvo são os de Alto Feliz, com 89,5% das pessoas vacinadas, e de São José do Sul, que havia chegado a 89%. Brochier tinha um índice de 82,7% atá a data. Já Bom Princípio apresentava 62% de cobertura. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

A vacina produzida para 2019 protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria/2/87. Ela é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

No Estado, já são cinco mortes contabilizadas em 2019 por gripe, entre as quais a de uma menina de 11 meses, em Sapiranga.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here