Imagem ilustrativa/internet

Em 11 de janeiro último foi noticiado pelo Fato Novo o primeiro óbito de paciente com coronavírus em Alto Feliz. Chamou a atenção que a vítima foi um menino de apenas 7 anos, ou seja, o paciente mais novo que veio a óbito na região devido a complicações ocasionadas pela Covid 19.

Agora a Secretaria Estadual da Saúde confirmou que essa foi a primeira morte no Rio Grande do Sul por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). A doença está associada ao novo coronavírus, com manifestações tardias após a infecção, podendo ou não a criança ter apresentado sintomas respiratórios de Covid-19. Desde agosto do ano passado, quando começou a ser apurado sobre a síndrome, já foram confirmados 25 casos. As idades variam entre 0 e 15 anos. O de Alto Feliz foi o primeiro que resultou em óbito e nos demais os pacientes tiveram alta. No país, até outubro último, foram registrados 511 casos, com 35 mortes.

A doença é caracterizada por febre persistente acompanhada de sintomas que podem incluir gastrointestinais (dor abdominal), conjuntivite, exantema (manchas vermelhas na pele), erupções cutâneas, entre outros. Os sintomas respiratórios não estão presentes em todos os casos.

A criança de Alto Feliz foi internada em 1º de janeiro, inicialmente com suspeita de apendicite. Depois os exames deram diagnóstico para SIM-P e também teste positivo para coronavírus. O menino recebeu tratamento com imunoglobulina, tendo sido internado na UTI, mas não resistiu.

15 doses de vacina

Conforme o último Boletim Covid-19 de Alto Feliz, divulgado ontem, quarta-feira, dia 21, o município tem 88 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais 86 estão curados, um em isolamento domiciliar e ocorreu um óbito. O município está em bandeira laranja, de risco médio, no sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado, assim como os demais da região covid de Caxias do Sul.

A vacinação contra o coronavírus iniciou ainda na terça-feira, dia 19, quando o enfermeiro Rafael Matos da Rosa, da Unidade Básica de Saúde (UBS), foi o primeiro a ser vacinado no município. Alto Feliz recebeu apenas 15 doses do Governo do Estado, que serão aplicadas em profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate a Covid-19. O município espera recebe mais doses para vacinar outros grupos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here