Este prédio abrigou o governo municipal caiense por mais de um século: foi Câmara Municipal, Intendência Municipal e Prefeitura Municipal

A emancipação de São Sebastião do Caí aconteceu ainda no tempo do império e, nesta época os municípios eram governados pela Câmara de Vereadores. Somente depois da proclamação da República é que passaram a ser eleitos prefeitos, na época chamados de intendentes.

Antes da emancipação, alguns representantes de Hortêncio, Caí e Capela já integravam a Câmara de Vereadores do município de São Leopoldo. Quando ocorreu a emancipação, os primeiros vereadores eleitos foram Pedro Ely Filho, José Maria de Alencastro, João Jacó Schmidt, Agostinho de Souza Loureiro e João Weissheimer. Sua posse ocorreu no dia 25 de novembro de 1876.

O primeiro intendente eleito foi Paulino Inácio Teixeira, morador de Capela de Santana.

Paulino Teixeira governou o município por dois mandatos seguidos e, depois dele, elegeu-se intendente o Coronel Orestes José Lucas, que também era morador de Capela. Isto mostra como a Capela, localidade mais antiga, exercia forte influência sobre o município nos seus primeiros anos. Orestes Lucas era o avô do também prefeito Orestes José Lucas, que veio a governar o Caí nos anos de 1952 a 55 e de 1960 a 63.

Deixe seu comentário