Arno Kusminski foi dono da Livraria Caiense. Na década de 1980 guardava na memória lembranças da era de ouro da navegação caiense Arquivo/FN

Acrescentando informações àquelas fornecidas por Max Adolfo Oderich, Wallace Kruse escreveu para o Fato Novo a seguinte matéria, publicada na terceira edição do jornal caiense (em 14 de janeiro de 1982):

 

O primeiro automóvel visto pelos caienses foi um Rambler
Reprodução/Internet

 

“Felizmente, para a memória da cidade, ainda podemos dispor de valiosas informações sobre a primeira metade deste século. Entre várias outras, uma das fontes é o senhor Arno Kusminski. Através dele, ficamos sabendo que a corrida entre a aranha e o automóvel ocorreu em 1913. A marca do automóvel do senhor Maméde Borges, de fabricação inglesa, era REO. O senhor Maméde teria adquirido o veículo de segunda mão. De fato, fora este o primeiro carro pertencente a um cidadão residente em São Sebastião do Caí.

 

Um ano antes, porém, a cidade travara o seu primeiro contato com a era do automóvel, através do senhor Picolli, proprietário de uma empresa de charretes (carruagens) de Caxias do Sul. Resolvera este adquirir um automóvel para “por na praça”, ao lado das charretes.”

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here