O histórico prédio foi construído em 1900 e hoje abriga o Centro Educacional Marista de Bom Princípio Castor Becker/Prefeitura

Depois de passar por algumas reformas, o antigo colégio das Irmãs de Santa Catarina foi reaberto, agora como seminário, em 29 de fevereiro de 1948. Além do grande prédio, o imóvel adquirido pela arquidiocese contava também com área de 27 hectares.

O incansável cônego José Becker acumulava a função de pároco de Bom Princípio com a de diretor espiritual do Seminário. E foi ele que, na solenidade de inauguração, proferiu o discurso saudando o arcebispo Dom Vicente Scherer, que esteve presente ao ato. As aulas começaram no dia 2 de março de 1948, com 41 alunos. Já no ano seguinte este número havia subido para 75 e se tornou necessário providenciar a ampliação do prédio que tinha, inicialmente, apenas dois andares. Com doações vindas da Alemanha, dinheiro da Arquidiocese e doações da comunidade, foi empreendida a ampliação e modernização do prédio, que foi inaugurada em 6 de setembro de 1964.

Como Seminário Menor, a instituição abrigava meninos com idade em torno de dez a doze anos que faziam alia a 4ª e 5ª série primárias. Os mais interessados seguiam depois para o Seminário de Gravataí.

Em 56 anos de funcionamento, 2.395 alunos passaram pelo Seminário São João Vianney, sendo que 97 deles chegaram a ordenar-se padres. O bispo de Santa Cruz, Dom Sinésio Aloísio Bohn, foi aluno da primeira turma. Com o tempo, no entanto, foi diminuindo o número de alunos e o Seminário acabou fechando no ano 1999. Depois disso, a prédio foi reformado e adaptado para se transformar em um Centro Educacional Marista com espaço para encontros formativos e pastorais. Possui ambientes preparados para receber palestras, cursos, convenções, seminários, retiros, confraternizações e atividades esportivas. Berço da atuação marista no Sul do Brasil, possui acomodações com capacidade para acolher até 75 pessoas.

Em 2008 com a criação da Diocese de Montenegro, um dos primeiros atos do bispo recém-empossado, dom Paulo De Conto, foi a reabertura do seminário de Bom Princípio, em outro prédio, o que reanimou o povo e fez crescer o espírito vocacional na região.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here