Os primeiros municípios do Rio Grande do Sul foram, Santo Antonio da Patrulha, Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo Reprodução/FN

No ano de 1809 o atual estado do Rio Grande do Sul chamava-se Capitania do Rio Grande de São Pedro. Sua população era de 70 mil habitantes e, então, foram criados os primeiros municípios. Eles eram apenas quatro: o de Santo Antônio, sediado na atual cidade de Santo Antônio da Patrulha; o de Porto Alegre; o de Rio Grande e o de Rio Pardo.

As terras do Vale do Caí pertenciam ao município de Porto Alegre. Em 1831 foi criado o município de Triunfo, que tinha o rio Caí como divisa com Porto Alegre. Assim, terras dos atuais municípios de Montenegro, Pareci Novo, Harmonia e Tupandi ficaram pertencendo a Triunfo, enquanto que as de Capela de Santana e Caí continuavam com Porto Alegre.

Em 1873 foi criado o município de Montenegro, que desmembrou-se de Triunfo. Pareci Novo, Harmonia e Tupandi, Maratá Brochier, São José do Sul, Salvador do Sul, São Pedro da Serra, São Vendelino e Bom Princípio faziam parte do município de Montenegro. E assim ficou sendo por mais de cem anos. Dois anos mais tarde criou-se o município de São Sebastião do Caí, que desmembrou-se de São Leopoldo. Capela de Santana, Nova Santa Rita, São José do Hortêncio, Portão, Linha Nova, Nova Petrópolis, Feliz, Vale Real e Alto Feliz ficaram pertencendo ao Caí.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here