Bom Princípio teve um colégio interno para meninas na primeira metade do século XX Arquivo/FN

No local onde hoje existe o prédio do Seminário, na rua Irmão Weibert, funcionou por muitos anos um colégio destinado a meninas. Ele foi fundado em 4 de fevereiro de 1904 e era dirigido pela ordem das Irmãs de Santa Catarina.

Pela mobilização dos colonos locais, as irmãs que tinham a sua Casa Provincial em Novo Hamburgo, foram convidadas a criar uma escola feminina em Bom Princípio no ano de 1901. A madre Irmã Camila foi a cavalo até a localidade para conhecer o local, numa viagem de três dias. Acertou a compra do imóvel com o apoio de colonos de Bom Princípio que emprestaram o dinheiro para isto.

As seis irmãs que foram selecionadas para abrir a nova escola (Aléxia, Hilária, Helena , Blanda, Cáritas e Berta) chegaram em 1º de outubro de 1903. A escola era de nível secundário, destinada a meninas que já haviam completado o ensino primário (escola paroquial). No primeiro ano foram 41 alunas matriculadas, sendo 19 internas (vindas de Feliz, Ivoti, Salvador do Sul, São Vendelino e Tupandi) e 22 externas, da própria localidade. Elas estudavam 15 matérias: Religião, Gramática, Ortografia, Leitura, Aritmética, Geometria, História do Brasil, Geografia, Ciências Naturais e Físicas, Caligrafia, Desenho, Civilidade e Canto, além de música (piano, violino ou cítara) e trabalhos manuais como bordado e a confecção de flores artificiais. Boa parte das religiosas que lecionavam na escola eram alemãs.

No regime de internato as meninas, ao ingressarem lá, deveriam trazer um enxoval composto de “dois travesseiros, uma colcha branca, quatro lençóis, quatro fronhas, seis lenços, dois guardanapos, quatro toalhas de rosto, duas ditas de pé, seis camisas, dois pentes (grosso e fino), um copo, uma escova de dentes, um vestido branco, roupa suficiente para o inverno, um casaco, um chapéu.”

Chamado de Colégio Santa Thereza, esta escola funcionou até 1947. Depois disto o prédio foi vendido para a Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre para a instalação do Seminário Menor São João Maria Vianney.

Na casa à direita da foto residiu Maria Jaeger, a primeira professora de Bom Princípio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here