Soldados que o Império do Brasil buscou na Alemanha para reforçar o seu exército na guerra contra a Argentina, ocorrida nos anos 1851 e 1852, após a guerra, foram atraídos para viver nas novas colônias do Vale do Caí Reprodução/Internet

Em 1846, foi fundada a colônia de Feliz, por iniciativa do próprio Governo Imperial. E, no mesmo ano, foi criada a colônia de Winterschneis (Bom Princípio), por iniciativa do colonizador João Guilherme Winter.

Uma parte dos colonos atraídos para estas colônias era constituída por filhos dos primeiros imigrantes que se instalaram décadas antes no Vale do Sinos e em São José do Hortêncio. Tanto Felipe Jacob Selbach quanto João Guilherme Winter eram originários de Hortêncio. Outros vinham da Alemanha, especialmente da Prússia que passava por uma grave crise econômica e tinha sua população muito empobrecida. Também foram atraídos para estas novas colônias os soldados que o Império do Brasil buscou na Alemanha para reforçar o seu exército na guerra contra a Argentina ocorrida nos anos 1851 e 1852. Eles pertenciam ao exército do condado de Schleswig-Holstein (situado na divisa da Alemanha com a Dinamarca), composto por homens que haviam participado, antes, da revolução liberal e nacionalista ocorrida na Alemanha nos anos de 1849 e 50. Os mesmos homens haviam sido recrutados para formar o exército de Schleswig-Holstein numa guerra contra a Dinamarca em 1851. Logo depois do término desta guerra, o Império Brasileiro recrutou-os para lutar na guerra contra a Argentina. Conhecidos no Brasil pelo apelido de Brummer (palavra alemã que significa rezingões, ou seja, resmungões) muitos deles eram pessoas esclarecidas e tinham idéias muito avançadas em comparação com a população rio-grandense da época (até mesmo na comparação com os colonos alemães que haviam imigrado há mais tempo e estavam no Rio Grande do Sul ). A maior parte deles, depois que terminou a guerra contra a Argentina, radicou-se no estado e vários se estabeleceram nas colônias do Vale do Caí, que estavam sendo criadas naquela mesma época.

Deixe seu comentário