Nascido no Alto Feliz, A J Renner tornou-se um dos mais destacados empresários brasileiros do século XX Reprodução/Internet

No site da empresa Feltros Renner, encontramos dados interessantes sobre o desenvolvimento do grupo empresarial fundado por A J Renner.

“Quando Antonio Jacó Renner (A. J. Renner), neto de imigrantes alemães, nascia em 7 de Julho de 1884, em São Sebastião do Caí, pequena cidade colonizada por alemães a 130km de Porto Alegre, um grande desafio se iniciava. Ele fundaria as Indústrias Renner.

Em 12 de janeiro de 1912, A. J. Renner, aos 26 anos, transforma uma rudimentar capa contra chuva que fabricara no ano anterior em outra com tecido mais moderno e impermeável. O traje é destinado a proteger cavaleiro e cavalo, o transporte mais usado na época. Assim surgiam as capas Ideal, Colonial e Oriental, seguidas pelas japonas.

O sucesso dos negócios faz A. J. Renner transferir sua fábrica para o Bairro Navegantes, em Porto Alegre.

Em 1922, a firma A. J. Renner cresce. Máquinas são importadas, pavilhões construídos. Além de tecidos cardados, passam a ser fabricados tecidos penteados.

A Chapéus Renner é fundada em 1934. A fábrica sofre grande danos com a histórica enchente de 1941 e, posteriormente, é quase totalmente destruída em um incêndio. Seus diretores resolvem passar da fabricação de chapéus para a de Feltros Técnicos, desenvolvendo tecnologias próprias. Nasce a Feltros Renner.

Nos anos seguintes o Grupo Renner continua expandindo-se: Além da A. J. Renner S.A – Indústria do vestuário, surgem a Calçados Renner Ltda, Curtume Renner S.A, Artefatos de Cimento Renner, Porcelanas Renner, Renner Hermann S.A Indústria de tintas e vernizes, as Lojas Renner Ltda e, finalmente, a Feltros Renner Ltda.

Em 1991 a Feltros Renner torna-se independente do Grupo Renner, mantendo a qualidade desenvolvida até ali.

Hoje, a Feltros Renner produz feltros de lã prensados em manta, placas, discos de polimento, e mangotes de lã para filtros de óleo diesel da Bomba Injetora tipo Bosch (óleo diesel). Estes produtos são exportados para o Mercosul, México e Europa.
O desafio de comandar a Feltros Renner, atualmente, está nas mãos de Ervino Ivo Renner”

Correções: Antônio Jacob Renner nasceu em Alto Feliz, localidade que, na época, pertencia ao município de São Sebastião do Caí. Hoje a antiga localidade é sede do município do mesmo nome.
São Sebastião do Caí fica a 66 quilômetros de Porto Alegre e Alto Feliz a 98.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here