Edgar Roberto Fink (na foto com sua esposa) foi o primeiro prefeito de Harmonia Arquivo/FN

O primeiro prefeito de Harmonia, Edgar Roberto Fink nasceu no dia 15 de julho de 1926, em Harmonia. Seus pais eram Jacob Fridolino e Bertha Amália Friederichs Fink, que eram donos do famoso salão de bailes da localidade.

Edgar era o segundo dos oito filhos do casal e começou sua vida modestamente, exercendo os ofícios de barbeiro, pedreiro, músico, feirante e vendedor.

Sempre disposto a trabalhar pela sua comunidade, participou ativamente da construção do prédio onde hoje funciona a Escola Estadual Jacob Hoff. Por diversas vezes ocupou o cargo de presidente do Círculo de Pais e Mestres da mesma.

Junto com os pais e irmãos, construiu o atual prédio do Salão Fink e foi fundador da empresa Irmãos Fink Ltda.

Bem sucedido como empresário, ele nunca deixou, porém, de se dedicar ao trabalho comunitário.

Foi um dos maiores colaboradores para a construção da bela Igreja Matriz, tendo sido, por diversas vezes, o festeiro em eventos que visavam arrecadar fundos para a obra. Também foi grande incentivador do futebol na localidade, promovendo jogos e torneios.

Em vista da sua extraordinária disposição para colaborar com a comunidade, nada mais natural que Edgar Roberto Fink fosse lembrado para entrar na política. E assim ele se tornou vereador do município de Montenegro, do qual Harmonia era um distrito.

Seu Edgar foi vereador montenegrino em quatro legislaturas seguidas, entre os anos de 1960 e 1976. Neste último ano elegeu-se vice-prefeito de Montenegro e chegou a governar o município substituindo o prefeito Ivan Jacó Zimmer. E depois do seu período como vice-prefeito, que estendeu-se até o final de 82, voltou a eleger-se vereador montenegrino, exercendo o mandato entre 1983 e 1988.

Edgar Fink foi um vereador muito destacado, chegando a receber o título de Vereador do Ano, em 1970. Ele conseguiu grandes benefícios para Harmonia em virtude do seu empenho e influência política, inclusive a construção da ponte sobre o Rio Caí, que liga a localidade de Matiel a São Sebastião do Cai.

Talvez pela grande ligação que teve com o município de Montenegro, Edgar Roberto Fink (conhecido popularmente em Harmonia como Pit Fink) não participou destacadamente do movimento pela sua emancipação. Mas, mesmo assim, elegeu-se o primeiro prefeito de Harmonia, graças ao reconhecimento do povo pelos grandes serviços por ele prestados à comunidade durante muitos anos.

Seu Edgar foi um grande prefeito, dando um grande impulso ao desenvolvimento do município e realizando obras notáveis, da qual a mais impressionante é o magnífico prédio da prefeitura municipal. Mas, ainda durante o seu mandato, sofreu grave problema de saúde que fez com que a administração efetiva do município fosse exercida por seu filho Carlos Alberto Fink.

Depois disto, mesmo com sua saúde fragilizada, seu Edgar continuou dando notável demonstração de amor pelo seu município ao dirigir-se, quase que diariamente, ao Parque Municipal para trabalhar voluntariamente no seu ajardinamento. Ele faleceu em 2010 aos 84 anos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here