Dom Dadeus nasceu em Nova Petrópolis em 1936, quando aquele município pertencia ainda ao Caí Reprodução/Internet

O Arcebispo Dom Dadeus Grings é caiense de nascimento. Seus pais moravam em Nova Petrópolis quando aquela localidade ainda pertencia ao município de São Sebastião do Caí. Que, aliás, na época chamava-se apenas Caí. O atual Arcebispo emérito de Porto Alegre nasceu no dia 7 de setembro de 1936.

Seu pais pretenderam batizá-lo como Tadeu Grings e era assim que todos o chamavam na infância e juventude. Mas, aos 18 anos, quando foi providenciar seu passaporte para ir estudar na Itália, descobriu que em sua certidão de nascimento o nome que constava era Dadeus Grings. Um dos muitos casos de erro no registro de nomes de descendentes de alemães.

Ao invés de mandar corrigir o nome, o jovem Tadeu resolveu adotar o nome que estava na certidão. “Não corrigimos o nome, porque nossa missão é dar Deus”, diz ele.

Tadeu estudou no Seminário Menor de São José, em Gravataí de 1949 a 1955 e depois, já como Dadeus, continuou sua formação no Pontifício Colégio Pio Brasileiro da Universidade Gregoriana, em Roma, entre os anos de 1955 e 1964.

Foi ordenado sacerdote no dia 23 de dezembro de 1961, em Roma, e destinado para a Arquidiocese de Porto Alegre.

Exerceu seu ministério como vigário Paroquial na igreja de São Geraldo; pároco das paróquias São João Maria Vianney e Nsa. Sra. de Fátima, na cidade de Viamão; reitor do Seminário Maior de Viamão; professor de filosofia, teologia e direito canônico; juiz do Tribunal Eclesiástico Regional de Porto Alegre; coordenador da Área de Pastoral Partenon – Viamão; e secretário do Conselho de Presbíteros.

Publicou 31 livros, escreve em diversos jornais e revistas desde 1965; de 1981 a 1985 trabalhou na Secretaria de Estado, no Vaticano.

Foi ordenado bispo em 15 de março de 1991, na Catedral de Porto Alegre.
Tomou posse como terceiro bispo da cidade paulista de São João da Boa Vista, aos 19 de abril de 1991 e exerceu importantes funções na Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB).

Em 7 de fevereiro de 2001, aconteceu, sem qualquer solenidade, a passagem de Dom Dadeus Grings para Arcebispo Titular de Porto Alegre. Dom Dadeus é também Chanceler da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Deixe seu comentário