162 anos separam três gerações da família Oderich Arquivo/FN

Luiz Fernando Oderich é um caiense muito conhecido. Industrial, formado em Direito e Administração de Empresas, ele é admirado nacionalmente pelo seu movimento pelo progresso social e contra a violência que ameaça a todo brasileiro. Autor de vários livros, ele é o idealizador e líder do movimento Brasil sem Grades.

Luiz nasceu em 1949. É o filho mais novo de Max Adolfo Oderich, que nasceu em 1905. Max, por sua vez, era o filho mais novo de Adolf Oderich, que nasceu em 1857. Adolf Oderich nasceu na Alemanha e veio para o Brasil em 1879. Seu filho mais velho, chamado Carlos Henrique Oderich, fundou a primeira fábrica Conservas Oderich, em 1809. Neste ano, Max, que era irmão de Carlos Henrique, tinha quatro anos de idade.

Quem conhece Luiz Fernando Oderich estranha que, sendo ele um homem moderno e atualizado, possa ser neto de Adolf, que nasceu há 162 anos. A explicação para o fato está em que Adolf Oderich já tinha 48 anos quando nasceu seu filho Max e Max tinha 43 anos quando Luiz Fernando nasceu.

Adolf Oderich, quando chegou ao Brasil, aos 22 anos, trabalhou como caixeiro viajante. Percorreu, a cavalo, os mais longínquos recantos do estado. Hoje, seu neto Luiz Fernando percorre o mundo, de avião, vendendo os produtos da sua empresa Max Metalúrgica. Não houve grande mudança: Luiz Fernando, como o seu avô, é um caixeiro viajante. Só que um caixeiro dos tempos da globalização.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here