Edgar Roberto Fink, falecido em 2010, foi um grande líder da comunidade e primeiro prefeito do município, eleito em 1988. Arquivo/FN

Na segunda metade do século XIX surgiram as primeiras cidades no Vale do Caí. O município de Montenegro foi criado em 5 de maio de 1873, tendo se emancipado de Triunfo. Dois anos depois, em 1° de maio de 1875, surgia São Sebastião do Caí, emancipado de São Leopoldo. A povoação de Harmonia ficou pertencendo a Montenegro e, no dia 11 de junho de 1897, tornou-se sede do terceiro distrito daquele município.

E não foi menos importante, para o desenvolvimento do núcleo populacional que hoje é a sede do município, o surgimento dos primeiros estabelecimentos comerciais. Notável, neste aspecto, foi o comércio fundado por Fridolino Fink e sua esposa Berta Amália Friederichs Fink. O casal já estava estabelecido no local que hoje é o centro da cidade no ano de 1926, quando nasceu seu filho Edgar Roberto Fink. Edgar viria a ser um grande líder da comunidade e primeiro prefeito do município, eleito em 1988. Como era comum na época, o armazém de Fridolino e Berta Fink vendia de tudo e ainda comprava a produção dos colonos. Ele servia também como hotel e restaurante para os viajantes que passavam pela povoação viajando a cavalo. Mas o estabelecimento tornou-se famoso em toda a região pelos bailes que promovia. Durante muitas décadas e até a atualidade, o Salão Fink atrai pessoas de toda a região, buscando ali atender a sua necessidade de lazer e movidas pelo sonho de conhecer, num baile, a pessoa ideal para um relacionamento amoroso. Milhares e milhares de famílias foram constituídas a partir de encontros ocorridos neste salão.

E não apenas famílias. O Salão Fink, nas primeiras décadas do século XX, servia como local de reunião para a comunidade local. Numa dessas reuniões foi decidida a constituição de uma cooperativa para impulsionar a produção agropecuária na localidade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here